image_pdfimage_print

Cerimonialista – Por quê contratá-lo?

Cerimonialista? Essa é uma pergunta muito comum na cabecinha dos noivos que nunca organizaram um evento de médio ou grande porte antes.

O cerimonialista tem uma responsabilidade enorme para o sucesso do evento, pois é ele quem planeja, organiza e coordena todos os detalhes do grande dia. Assim, ele é fundamental para garantir que no dia tudo aconteça exatamente como você sonhou.

Até um tempo atrás tínhamos dois profissionais distintos para realizar essas funções: o Assessor de Casamentos, que cuidava da fase pré-casamento (orçamentos e contratos e fornecedores), e o Cerimonialista, que normalmente era contratado para realizar apenas a organização do dia.

Atualmente, a maioria dos profissionais estão assumindo todas as funções, e o termo Cerimonialista já indica a responsabilidade de toda a logística e administração do evento, desde a organização de detalhes pré-casamento às tarefas do dia e acompanhamento do evento até o final.

E ao contrário do que muitos pensam, a contratação de um cerimonialista não irá encarecer os custos do evento, pois, por conhecer diversos fornecedores, esse profissional tem condições de negociar preços e prazos de pagamento com maior facilidade, garantindo que você não gaste desnecessariamente nem contrate produtos / serviços de má qualidade.

No mercado encontramos três categorias de prestação de serviço do cerimonialista:

A – Cerimonial / Assessoria Completa: O cliente contrata o profissional no início do sonho, geralmente com 01 ano de antecedência. E então fica sob a responsabilidade dele planejar, juntos aos noivos, e gerenciar todo o projeto, desde procedimentos de cartório e igreja, vestido, convites, decoração, buffet, bebida, músicas, etc. Enfim, ele vai criar um checklist, orientar a noiva e cuidar de todos os contratos necessários para a realização do grande sonho.

B – Cerimonial / Assessoria Parcial: O cerimonialista auxiliará o cliente com certa antecedência de tempo, porém com reuniões periódicas apenas para acompanhar o que está sendo providenciado pelo mesmo. O profissional dará indicações e orientações, no entanto o cliente decidirá tudo sozinho.

C – Cerimonial / Assessoria do Dia: Nesse tipo de assessoria o profissional se restringe a gerenciar apenas as tarefas do dia do evento. Ele seguirá todo o planejamento traçado pela noiva, garantindo que ela esteja “livre” para se prepara e ser a anfitriã, coordenando todos os demais fornecedores para que tudo saia do jeito esperado pelos donos da festa. Além disso, ele também deve dar orientações / assessoria aos participantes do cortejo (como pais, padrinhos e pajens), aos noivos e seus convidados, tanto na igreja (se for o caso) como no local da festa.

Em qualquer que seja a opção de contrato, o cerimonialista será o responsável por ofertar segurança e tranquilidade aos noivos, resolvendo, muitas vezes, imprevistos antes mesmo que os noivos tomem ciência do ocorrido.

Por isso é muito importante contar com a ajuda de um profissional capacitado na realização de médios e grandes eventos, seja qual for a natureza do mesmo – casamento, aniversário ou corporativo.

E uma dica valiosa na escolha desse profissional é analisar o perfil do mesmo, levando em consideração uma pesquisa de referências sobre o mesmo e uma boa conversa “olho no olho”. O cerimonialista deve não apenas se encaixar em seu orçamento, mas imprescindivelmente se identificar com o perfil dos noivos.

Confira nossa lista de fornecedores para ajudá-lo no sucesso de seu evento, aqui.

Compartilhe, escolha a sua rede social!