image_pdfimage_print

6 tipos de bolos para festas

Vamos apresentar 6 tipos de bolo para festa para ajudar em sua escolha. Em toda festa, seja aniversário, casamento ou formatura, o bolo sempre é uma das principais atrações do evento.

Não é o ponto mais importante da decoração, mas faz parte dos itens tradicionais que todos os convidados esperam. Pode estar acompanhado de doces na mesa ou ter exclusividade com uma mesa só para ele, a depender da beleza e do tamanho.

Redondo ou quadrado, com formas originais, grande ou pequeno, simples ou estruturado, os bolos de casamento ganham novas versões a cada estação.

Seja convencional, naked cakes, red velvet, naked cakes espatulados, drip cakes ou chalkboard cakes (última tendência), o mais importante é que o bolo reflita o estilo dos noivos e da festa.

 

Bolo para festa Naked Cakes

Bolo para festa Naked Cake

Naked Cake

Traduzinho para o português, significa “bolo pelado”. Sua característica marcante é não possuir o acabamento dos bolos tradicionais. O bolo não possui cobertura em glacê ou pasta americana, deixando a massa e as camadas de recheio expostas ao expectador, dando um toque mais rústico ao evento.

Inicialmente os naked cakes eram expostos “bem naturais”, com um aspecto realmente de “pouco cuidado” no acabamento. Mas logo foi evoluindo para uma aparência mais arrumadinha, com o recheio mais trabalhado / desenhado, ainda que à mostra. E ao contrário do que parece exige técnica e habilidade para um bom resultado.

Geralmente é decorado com frutas ou flores naturais.

 

 

 

Bolo para festa Naked Cakes Espatulado

Bolo para festa Naked Cake Espatulado

Naked Cake Espatulado

O conceito continua sendo o mesmo do naked cake, sendo acrescido de uma fina camada de revestimento (de forma que a massa continue aparente), deixando o bolo mais delicado, porém sem perder o estilo rústico.

Há também a variação sem a camada de revestimento. Ou seja, é passada a espátula diretamente no bolo, dando o ar de acabamento desejado. E, assim como no naked tradicional, as flores (preferencialmente naturais) continuam decorando o topo e o corpo do bolo.

 

 

 

Bolo para festa Red Velvet

Bolo para festa Red Velvet

Red Velvet

Com sua origem durante a Segunda Guerra Mundial, o bolo possui uma coloração que varia do vermelho ao marrom-avermelhado, e pode ou não possuir cobertura. A sua característica marcante é a cor da massa vermelha aveludada.

É bastante utilizado com a cobertura em pasta americana branca, proporcionando uma certa surpresa aos convidados na hora do corte. O red velvet pode ainda aparecer na versão “naked cake”, mantendo sua característica principal que é a cor.

 

Bolo para festa Drip Cakes ou Dripping Cake

Bolo para festa Drip Cake ou Dripping Cake

Drip Cake ou Dripping Cake

Ao pé da letra, significa “bolo pingando”. Suas características são serem normalmente um pouco mais altos, coloridos (e lisos) e um ganache escorrendo pela cobertura. O topo é decorado comumente com doces, mas assim como os anteriores também pode-se usar frutas ou flores.

Também já encontramos versões bastante criativas de drip cakes em “naked cake”. Ficam lindos e divertidos. Muito utilizados em festas infantis.

 

 

 

 

Bolo para festa Chalkboard Cakes

Bolo para festa Chalkboard Cake

Chalkboard Cake

Originado nos Estados Unidos e Europa, possui um estilo mais vintage, e é também conhecido como “bolo lousa de giz”.

O nome se dá por seu revestimento simular um quadro-negro utilizado nas escolas, sendo esta a característica responsável pelo seu sucesso, pois permite o cake designer ou mesmo o(s) dono(s) da festa personalizar o bolo com textos e/ou desenhos feitos à mão livre.

A aparente lousa é feita de fondant (pasta americana tingida de preto), sobre a qual se escreve ou desenha utilizando corante ou giz comestível, chocolate branco ou até mesmo giz comum, no caso de bolos cenográficos.

Em alguns lugares, é dado como presente de decoração, justamente pela possibilidade da personalização.

Alguns desenhos requerem um efeito “lousa apagada”, que pode ser conseguido com um pouco de amido de milho, e deixa o bolo com um ar mais divertido.

 

Bolo para festa Tradicional

Renan Souza - Bolo para festa Tradicional

Renan Souza – Bolo para festa Tradicional

Ao contrário do que a maioria acredita, os bolos de casamento são mais difíceis de escolher do que parece.

O clássico é atemporal, e por isso é uma opção sempre bem vista pelos convidados, pois é uma escolha elegante e charmosa. Uma noiva clássica não abre mão do tradicional bolo de casamento, com pasta americana e alguns andares, já que ele é um dos grandes protagonistas da festa.

O bolo tradicional normalmente é todo branco, ou no máximo pode apresentar duas cores como base e alguns outros detalhes, com flores de açúcar ou outros elementos que complementem sua decoração. Esse modelo também já se apresenta em versões mais modernas com detalhes em rendas e/ou flores coloridas combinando com a festa.

Mas, mesmo entre os bolos de casamentos tradicionais, existem muitos detalhes a serem pensados para que o bolo reflita exatamente o seu estilo. Além de entrar em harmonia com a decoração, os noivos precisam definir a massa e o recheio para que o resultado seja perfeito.

Para inspirar vocês, trouxemos um bolo assinado por Renan Souza, todo verdadeiro, preparado exclusivamente para o casal Flávia e Jade (bolo que está na capa do artigo). Em sua tradicional pasta branca, o autor preparou ricos detalhes românticos, com corações e flores, para retratar o amor dos noivos e a magia única do momento.

Veja mais fotos no carrossel abaixo:

Compartilhar, escolha a sua rede social!